(85) 9 8802-3348 (85) 3032-9698 contato@ergospae.com.br Solicitar orçamento

Painéis solares geram energia a partir do efeito fotoelétrico, este efeito foi descoberto em 1839, da observação que certos materiais produzem pequenas quantidades de energia quando expostos à luz. O primeiro módulo solar foi produzido em 1954 e foi chamado de “bateria solar”. O primeiro uso em escala de módulos solares foi realizado pela NASA em 1960 para prover energia para naves espaciais. Desde então o mercado se desenvolveu bastante e hoje módulos solares são utilizados no mundo inteiro para geração de energia.

Em 2012 o Brasil aprovou a REN 482 que permitiu que consumidores possam gerar sua própria energia como geração distribuída. Abaixo é apresentado o funcionamento do sistema de micro/minigeração distribuída.

 

1 – Módulos solares
São feitos de células fotovoltaicas de silício, que convertem luz do sol em corrente contínua (CC) ao longo do dia.

2 – Quadro de proteção
Realiza a proteção do seu sistema fotovoltaico. Dentro do quadro podem ser instalados fusíveis, chaves seccionadoras desenvolvidas para energia solar e dispositivos de proteção contra surto. O quadro de proteção garante que surtos vindos dos módulos projetam o inversor e vice-versa. Componentes de proteção de qualidade garantem a vida útil do seu sistema fotovoltaico.

3 – Inversor
Converter a energia CC gerada pelos módulos em corrente alternada (CA) na tensão da rede elétrica. O inversor funciona lendo a tensão da rede elétrica para se basear na geração.

4 – Quadro Elétrico
A energia gerada pelo inversor é inserida no seu quadro geral de energia, onde será distribuída para seus equipamentos. O que não for consumo no momento será injetado na rede elétrica.

5 – Rede elétrica
Você ainda fica conectado à rede elétrica padrão. Você ainda vai utilizar a energia da rede durante a noite, mas o custo desta utilização será compensado pela energia produzida durante o dia.

6 – Medidor de energia
Seu medidor irá registrar toda a energia consumida e injetada. O excesso injetado durante o dia será compensado a noite e caso ainda sobre energia, você poderá guardar o crédito para meses seguintes ou compartilhá-lo com outra unidade consumidora.

Aproveite, faça seu orçamento é Fácil e Rápido.

Solicitar Orçamento